Secretaria Municipal de Gestão e Finanças

Secretaria Municipal de Gestão e Finanças

Secretário José Fernando Lunckes

Secretário: José Fernando Lunckes

Telefone: 0800.455.8282 - Ramal 217

 

O contador José Fernando Lunckes é o secretário municipal de Gestão e Finanças. Natural de Linha Comprida – Salvador do Sul, morou em Novo Hamburgo de 1982 a 1998, onde cursou Ciências Contábeis na FEEVALE. Mudou para Araguaína, no norte do Estado do Tocantins, no início de 1999 e fez especialização em Auditoria, Controladoria e Perícia pela UNITINS (Universidade Estadual do Tocantins) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UFT (Universidade Federal do Tocantins). De 1999 a 2015, foi professor na área da Ciências Contábeis e Administração e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação no ITPAC (Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos). Auxiliou no processo de transformação da faculdade ITPAC em Centro Universitário (UNITPAC), cujo o credenciamento no MEC – Ministério da Educação - ocorreu em 2017. 

O secretário iniciou suas atividades na Prefeitura de Salvador do Sul em abril de 2017. Inicialmente, acumulou, sob sua responsabilidade, as secretarias da Fazenda e da Administração. Defensor da ''máquina pública'' enxuta, trabalhou na reforma administrativa, concretizada em abril de 2019, através da Lei 3420, que reduziu o número de secretarias de 09 (nove) para 05 (cinco) e diminuiu o quantitativo de cargos comissionados e funções gratificadas. 

O Município apresentou superavit financeiro desde 2017, representando gastos menores que o projetado/arrecadado. Estes superávits resultam do rigoroso controle de gastos, de um sistema de compras efetivo e da busca da arrecadação mais justa, onde todos contribuem de forma mais equitativa.