Prefeitura apresenta programação do bicentenário da imigração alemã no município

22/03/2024

Os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães no Rio Grande do Sul serão comemorados até o fim de 2024 em Salvador do Sul. A programação, organizada pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, contará com ações comemorativas, atividades culturais, gastronômicas e educativas.
A secretária da pasta, Valéria Tânia Camillo Haupt destaca que haverá engajamento de diferentes entidades representativas da cultura germânica, que estão empenhados nas comemorações. Ela afirmou que com esse apoio será possível realizar grandes momentos para celebrar a importante influência dos imigrantes e seus descendentes em Salvador do Sul. ''Queremos comemorar e recordar a chegada dos alemães no nosso Estado e mostrar como esse povo deixou sua marca na construção da nossa identidade'', destacou. O inegável legado dos alemães em Salvador do Sul está presente na cultura, na fé, no trabalho, na arquitetura.
As ações do Bicentenário foram organizadas a partir de reuniões da secretaria com a AAOMA, entidade cultural parceira da prefeitura e grupo de danças folclóricas alemãs Volkstanzgruppe von Kappesberg, para planejar e organizar a agenda festiva.
Estão previstas ações a partir de abril e que se estenderão até novembro de 2024. A lista de atividades inicia com atividades lúdicas desenvolvidas nas escolas municipais com a criação de uma árvore de antepassados. Com o tema ''Memórias Afetivas'', a árvore contará com os sobrenomes das crianças, depois dos pais e dos avós, evidenciando os povos originários alemães de Salvador do Sul. Assim que concluída a árvore, ela será exposta no saguão da prefeitura municipal.
Já no dia 26 de abril será realizado evento na comunidade de Linha Comprida com apresentação do Coral Municipal de Salvador do Sul e Concerto da Ângela Diel, fundadora da Casa da Música POA - um dos mais importantes espaços de ensino e de recitais do Estado.
Em maio, a Volkstanzgruppe von Kappesberg realiza mais uma edição do Festival de danças folclóricas alemãs infantil, no dia 25, com a presença de grupos de municípios vizinhos.
No dia 02 de junho, será realizada uma ação religiosa com culto com transmissão simultânea de Salvador do Sul e cidade co-irmã de Dickeschied, transmitida para toda a comunidade nas redes sociais.
Já no dia 24 de julho ocorrerá a 3ª Deutscher Abend, Noite Alemã, com a celebração oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Na oportunidade, grupo de turistas da cidade de Dieckenshied, cidade alemã coirmã de Salvador do Sul, estarão presentes no município.
Para setembro, o tradicional Encontro de coros ocorrerá com a participação de corais da região que trarão repertório especial de canções folclóricas alemãs.
Nos dias 12 e 13 de outubro, estará de volta o Aniverfest e o 6º Festival do Ovo. Para celebrar os 61 anos de emancipação política de Salvador do Sul será realizada uma festa especial celebrando a cultura germânica, sobretudo a culinária, com a realização de atividades de resgate de receitas típicas.
Além das ações específicas do Bicentenário, a programação oficial do município como o festival literário e escolha das soberanas ocorrerão sob a temática da cultura germânica. A coordenadora da AAOMA, Elaide Petry Loff ressaltou que comemorar o bicentenário é olhar o passado para construir o futuro e reconheceu a importância da imigração para a construção da sociedade salvadorense. ''Dessa grande mistura que encontramos nosso lugar no mundo e construímos nosso jeito de ser. Precisamos celebrar'', concluiu.
A programação completa do ano do Bicentenário você encontra no site da prefeitura de Salvador do Sul nos próximos dias, com datas, horários e locais das atrações.