Salvador do Sul conquista 7º lugar de desempenho de estudantes no Estado – É O 3º melhor município do Vale do Caí

Salvador do Sul conquista 7º lugar de desempenho de estudantes no Estado – É O 3º melhor município do Vale do Caí

19/11/2024

Salvador do Sul tem sétimo melhor índice de desempenho dos estudantes de acordo com o sistema de avaliação do Governo do Rio Grande do Sul. O Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) apontou que o município pertence a região do Vale do Caí atingiu 82,02. O município com melhor desempenho foi São Valentim, com 90,73, seguido de Itati, com 86,04, e Montauri, com 85,36. As médias são referentes a 2023. No geral o Estado atingiu 63,44, um crescimento comparado com 2022 que foi 59,79.


A Secretária da Educação, Vanessa Werner, parabenizou estudantes e professores pelo resultado. ''A orientação do nosso governo sempre foi muito clara, investir na educação, e por isso os resultados vem. Estamos sempre preocupados em aprimorar e qualificar o ensino e aprendizagem de nossos estudantes'', destacou.
Medido de 0 a 100, o Imers é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes. O índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios. O Estado investiu R$ 10,4 milhões na aplicação do Saers, em 2024. O indicador influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.