Devastação no Rio Grande do Sul: veja destruição em Salvador do Sul

Devastação no Rio Grande do Sul: veja destruição em Salvador do Sul

Imagens feitas pela prefeitura mostram devastação na cidade de Salvador do Sul, no Vale do Caí

06/05/2024

Devastação no Rio Grande do Sul: veja destruição em Salvador do Sul
Devastação no Rio Grande do Sul: veja destruição em Salvador do Sul

Mais de 300 cidades do Rio Grande do Sul foram atingidas por temporais e enchentes desde o início da semana passada. O Vale do Caí novamente foi brutalmente atingido, com enchentes, deslizamentos e muitas perdas. Salvador do Sul foi um dos primeiros municípios da região a enfrentar o cenário de devastação e a tristeza de perdas de vidas. Na Linha Cangerana, na noite do dia 30 de abril, quatro pessoas foram soterradas em um deslizamento, com duas sobreviventes e duas vítimas fatais.


Em Júlio de Castilhos mais um drama. Mais de 20 famílias precisaram sair de casa para evitar mais uma tragédia. O deslizamento da estrada geral da linha Júlio de Castilhos e as rachaduras importantes no loteamento Steffens mobilizaram uma força-tarefa de salvamento das pessoas pelos Bombeiros Voluntários, que removeram todas as pessoas debaixo de muita chuva e por uma trilha de acesso à BR 470, inclusive de idosos, pessoas com comorbidades e crianças.


Ainda, nas proximidades, no bairro Vila Nova, na Rua Luiz Bugre, também mais de 20 famílias precisaram sair de casa para proteção e segurança. Assim como na Rua Jacob Hermes e Rua Arlindo Stoffels, no bairro Santo Inácio. Uma rachadura que já se movimentou cerca de quatro metros inviabilizou a segurança das famílias, que foram solicitadas para evacuar a área pela Defesa Civil e Bombeiros Voluntários.


Imagens feitas pela prefeitura municipal de Salvador do Sul, e cedidas para a imprensa, mostram o cenário de devastação depois das chuvas. Casas, prédios completamente destruídos. Rachaduras nas estradas. Deslizamentos de áreas enormes. Uma situação jamais vivida na cidade.


NO RS: Subiu para 75 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul em decorrência das tempestades que afetam o estado ao longo dos últimos dias. Outros seis óbitos estão sob investigação — ou seja, está sendo apurado se há relação com os eventos climáticos. O balanço atualizado foi divulgado pela Defesa Civil no início da tarde deste domingo (5).