Salvador do Sul se torna referência na ovinocultura no Rio Grande do Sul

Celebra e Frigorífico Specht são destaque no Paleta Atlântida

31/01/2024

Crédito: Mateus Kremer

O Paleta Atlântida, um dos eventos mais aguardados no calendário turístico gastronômico do Rio Grande do Sul, realizou sua sétima edição neste sábado em Xangri-Lá, contando com a presença do governador Eduardo Leite.

Os salvadorenses Celebra Gourmet, com seus cortes especiais de cordeiro, e o Frigorífico Specht, para o abate, foram premiados no evento que se consolida com um dos maiores do segmento de gastronomia no Estado.  A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) certificou mais um empreendimento com o selo Cordeiro Premium Gaúcho. O vice-governador do estado, Gabriel Souza, e o secretário adjunto da Sict, Raphael Ayub, entregaram o reconhecimento aos representantes da Celebra Alimentos, Aristides Vogt e Felipe Vogt. ''É o segundo ano consecutivo que participamos do evento que tem tudo a ver com a Celebra, a começar pelo nome. Os primeiros cortes com o selo que recebemos já foram apresentados no evento, somos inclusive a primeira empresa do Estado a recebe-lo'', destacou Felipe Vogt.

O foco do selo Cordeiro Premium Gaúcho é garantir a origem e a qualidade dos produtos de carne ovina in natura produzida no estado. ''Esse trabalho de certificação vem sendo conduzido pelo programa Produtos Premium, da Sict, que estabeleceu, ao lado de parceiros, as diretrizes a serem seguidas para as marcas receberem a chancela do Estado. Temos muito orgulho dos nossos produtos e queremos proporcionar aos produtores essa vitrine'', afirmou Ayub.

O prefeito de Salvador do Sul, Marco Aurélio Eckert, vice Leo Haas e secretário de Desenvolvimento Econômico Roberto Beschorner prestigiaram os empreendedores salvadorenses e destacaram a importância da conquista. ''Estamos muito felizes pela conquista da Celebra e Frigorífico Specht, que conquistam cada vez mais espaço no mercado. Celebramos juntos esse momento'', destacou o prefeito. Desde 2019 Salvador do Sul conta com o selo SISBI, sendo o 13º município gaúcho a integrar o SISBI. O prefeito Marco destacou que além dos benefícios econômicos, a grande vantagem desta adesão será verificada na saúde pública e também na possibilidade de negócios. O Frigorífico Specht e a Celebra foram beneficiados com a venda de produtos de origem animal para todo o país com a adesão confirmada do Sisbi. O objetivo do SISBI é promover a harmonização e padronização de procedimentos de inspeção de produtos de origem animal entre o serviço de inspeção federal, estadual e municipal, de maneira que os
procedimentos e organização da inspeção se façam por métodos universalizados e aplicados equitativamente em todos os estabelecimentos inspecionados. Atualmente, o município está em quarto lugar no ranking de ovinocultura do Estado.

Produtos Premium

Salvador do Sul se torna referência na ovinocultura no Rio Grande do Sul

O programa Produtos Premium atua em diversos setores da economia gaúcha para incentivar a estratégia de agregação de valor aos produtos. Quatro selos de reconhecimento já foram lançados: azeite de oliva premium, carne premium, cordeiro premium e cachaça premium. A Celebra Gourmet foi a primeira empresa gaúcha a receber o selo do cordeiro premium gaúcho. Conforme Felipe, para receber essa certificação, são requisitos animais jovens (cordeiros e cordeiras com menos de 12 meses de idade) e origem 100% gaúcha.  Animais do programa possuem excelência no cuidado com o bem estar animal (treinamento contínuo desde os produtores até o abate dos animais), rastreabilidade coletiva (todos animais com procedência garantida através de guia de trânsito animal e produtores inscritos e registrados na inspetoria animal), sanidade (treinamento de todos os elos de produção tendo total controle sanitário dos animais abatidos, respeitando rigorosamente o período de carência de medicamentos), padronização de qualidade (seguindo o mais alto padrão de exigência dos consumidores), cuidado com a sustentabilidade (produtores legalmente cadastrados no CAR (cadastro ambiental rural) e unidade de abate e processamento com rígidos controles de qualidade seguindo e comprovando a utilização de boas práticas de fabricação em todos os processos.