COMBATE AO MOSQUITO

COMBATE AO MOSQUITO

Salvador do Sul realiza combate larvas de borrachudos no município durante todo ano. Voluntários estão sendo recrutados

19/12/2023

A Secretaria da Saúde e secretaria de Desenvolvimento Econômico retomou na última semana a aplicação do larvicida BTI, que combate as larvas de borrachudos. O produto é aplicado em arroios e não causa danos a peixes, insetos e outros animais.
A intervenção é importante para reduzir a população do mosquito borrachudo, minimizando os impactos na comunidade locais e melhorando a qualidade de vida dos moradores, principalmente no período de calor. ''Nosso trabalho sempre é realizado visando a proteção da saúde e do bem-estar da população'', destaca o coordenador Rodrigo Luft.
Rodrigo explica ainda que o combate ao borrachudo no município ocorre o ano inteiro. Conforme o calendário as aplicações iniciaram já em janeiro e prosseguem até dezembro, com 3 aplicações por ciclo, com intervalos de 15 dias. Ao término de cada ciclo esperam cerca de 45 dias e começamos o ciclo seguinte. "Nesse ano começamos a aplicação durante o ano todo, sendo que em municípios vizinhos começam a aplicação em outubro e terminam em abril. No período de inverno temos ciclos de 2 aplicações pois a incidência de borrachudos no inverno é menor e para que a aplicação tenha uma eficácia maior, o ideal é que tenhamos ao menos três dias sem chuva, o dia anterior a aplicação e o dia posterior. Mas devido ao ano atípico que estamos tendo a aplicação não chega a sua eficácia de 100%. Com o volume maior de chuva, faz com que o nível dos arroios aumente consideravelmente e que aumente também nos locais com vazão de água, como brejos, valetas e até novas nascentes.
A secretaria também está recrutando voluntários. Quem desejar aplicar o BTI na sua comunidade deverá entrar em contato pelo telefone 08004558282.