310 castrações foram realizadas desde implantação de projeto em Salvador do Sul

28/11/2023

Desde que iniciou suas atividades em Salvador do Sul, o programa de castrações gratuitas de cães e gatos atendeu 310 animais. O serviço foi oferecido no Município com agendamento prévio e concluído no mês de novembro.
O projeto é pioneiro no município e tem a finalidade de controlar a população de animais que aumenta, consideravelmente, ano a ano, devido ao abandono ilegal e à reprodução descontrolada dos peludos que vivem à mercê das ruas ou mesmo aqueles que estão de posse de pessoas que passam por situações de vulnerabilidade e não tem condição de proceder com a castração.
O projeto inicialmente atendeu famílias de baixa renda, cujos proprietários sejam beneficiados de programas sociais e/ou se enquadram em situação de vulnerabilidade social. Após, atenderam demais demandas do município em parceria com o veterinário Daniel Decker de Souza.
Em parceria com o Governo do Estado, foram investidos R$ 52.700,00 em castrações que objetivam garantir a saúde dos animais de rua, coibir o abandono e demais situações de maus tratos, sensibilizar a comunidade sobre os conceitos de bem-estar e direitos dos animais e controlar o crescimento da população de animais de rua, sendo realizado pela Administração Municipal, em parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.