Rua coberta de Salvador do Sul: um novo motivo para conhecer a cidade

Rua coberta de Salvador do Sul: um novo motivo para conhecer a cidade

16/11/2023

Rua coberta de Salvador do Sul: um novo motivo para conhecer a cidade
Rua coberta de Salvador do Sul: um novo motivo para conhecer a cidade

O Vale do Caí está cheio de lugares para visitar quando o assunto é lazer, entretenimento e, principalmente, gastronomia. Nos últimos anos o Vale da Felicidade vem trabalhando para se solidificar como um dos principais destinos turísticos do estado e Salvador do Sul não tem ficado para trás. Em 2023 o município investiu em uma atração única para você conhecer: a cobertura do calçadão do Parque Affonso Christóvão Wallauer.
A histórica passagem do trem pavimentada com a ilustração dos trilhos e a estação férrea que foi totalmente revitalizada abrigando hoje o Museu Alfredo Muller são opções entregues à cidade e aos turistas em uma rua coberta com cúpula, que possibilita aproveitar ao máximo a cidade em dias de sol e de chuva. O local será ainda mais relevante no cenário cultural e esportivo da região. Os 726 metros de extensão pavimentados e a cobertura total remetendo à um túnel de trem, referência também ao ponto turístico mais nobre de Salvador do Sul, o Túnel da Linha Bonita, são um convite para reviver a história e também encantar com a beleza da obra.
Assim como Gramado, na serra gaúcha, tem como símbolo a Rua Coberta, Salvador do Sul entregará ao município o projeto, concluído apenas em sua primeira etapa, durante a realização da maior festa, a Festur. ''Esse projeto não para por aqui. Há muito mais para ser executado, como a instalação de placas fotovoltaicas que dará também um caráter sustentável à obra. No futuro, uma projeção média de oito anos, as placas produzirão energia elétrica para todos os prédios públicos do município. Com certeza é uma obra que deixará um legado'', destacou o prefeito Marco Aurélio Eckert.
O projeto é da arquiteta salvadorense Diana Thiel, que se inspirou no parque municipal e na revitalização completa para o seu trabalho de conclusão de curso. Formada pela Unisinos, Diana apresentou seu projeto ao prefeito municipal, que ficou encantado. Além da cobertura, o projeto apresenta diversas outras intervenções, que daria um caráter ainda mais nobre e proveitoso ao grande parque de Salvador do Sul. Com o passar dos anos, essas mudanças poderão continuar, uma vez que o município adquiriu o projeto. ''Sou natural de Salvador do Sul e tenho um grande amor por nossa cidade. Quando idealizei esse projeto coloquei meu coração, meu carinho por nossa terra. É uma grande honra ver que está se tornando realidade'', avaliou Diana.
A reforma do calçadão e a cobertura fazem parte da primeira etapa da reforma, tendo investimento de R$2.207.555,50. Após, a prefeitura municipal planeja começar o quanto antes a instalação de placas fotovoltaicas. O processo de licitação já está em andamento. O investimento será através do financiamento de três milhões e cem mil reais, no âmbito da linha Financiamento Especial Banrisul. Para o pagamento haverá doze meses de carência e quarenta e oito meses para amortização. ''A estimativa é pagar o investimento em quatro anos para que possamos garantir energia gratuita aos prédios públicos por pelo menos 20 a 25 anos, que é o prazo de durabilidade dessas placas'', anuncia o secretário de Gestão e Finanças, José Fernando Lunckes.