
Museu Alfredo Muller celebra 60 anos de Salvador do Sul com exposição sobre a Emancipação
event 24/10/2023
O Museu Alfredo Muller, de Salvador do Sul, abriu nesta segunda-feira, 23 de outubro, uma exposição cultural sobre a Emancipação Política de Salvador do Sul, que completou 60 anos dia 09 de outubro. A mostra ''De São Salvador a Salvador do Sul - Memórias e Histórias da Emancipação'' prossegue até o próximo dia 15 de novembro no Museu que está localizado no parque municipal Affonso Christóvão Wallauer.
Com um enfoque na história da Emancipação, a exposição revela a luta da comissão emancipacionista para tornar o 6º distrito de Montenegro um novo município. A equipe do museu, coordenada por Ana Cláudia Orth fez um meticuloso trabalho de pesquisa para criar a mostra, que também apresenta uma das figuras centrais desse marco.
É Renato José Chies, prefeito de Salvador do Sul de 1977 a 1983 e ex-vereador, que teve papel crucial no movimento de Emancipação. Seu legado é lembrado nos registros históricos que podem ser vistos no museu e que são do seu acervo particular. ''Todos os documentos históricos expostos no museu são de propriedade de Chies, que emprestou para a exposição especial, ficamos muito gratos pela confiança'', destacou Ana.
A exposição, com documentos da época inéditos, muitos nunca vistos pela comunidade local e outros símbolos que fazem parte da história e da cultura do município, retirados do acervo de Chies, conta inclusive com o resultado da primeira eleição do município, ocorrida em janeiro de 1964, anotado a mão. ''Nossa luta para fazer de Salvador do Sul um município foi difícil, com muitos contratempos. Mas desde a primeira reunião lançando a ideia, em 08 de dezembro de 1962, até o plebiscito, em 25 de agosto de 1963, não desistimos. E hoje estamos aqui, com uma cidade que só cresce'', disse Renato, ao visitar a exposição.
Caso tenha interesse em visitar com grupo turístico basta agendar a visita pelo telefone 51 0800 455 8282, ramal da Cultura.