
Mês do Aleitamento Materno: mães devem estar atentas a forma adequada para amamentação
event 22/08/2023
A Prefeitura de Salvador do Sul, por meio da Secretaria da Saúde, Ação Social e Habitação informa que durante o período de aleitamento, as mães devem ficar atentas a alguns cuidados sobre a forma correta de amamentar, desde a posição para segurar o bebê até como ele deve fazer a ''pega'' na mama.
Essas dicas vêm para auxiliar as mães no Agosto Dourado, mês de conscientização e apoio multidimensional de todos os setores para possibilitar que as mulheres em todos os lugares possam trabalhar e continuar amamentando. A prefeitura de Salvador do Sul às servidoras que após o retorno da licença maternidade, que no município é de 180 dias, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais de meia hora cada um com a finalidade de amamentar o bebê, inclusive se advindo de adoção.
Confira algumas dicas:
•Se estiver deitada, a mãe deve ficar de lado, apoiando a cabeça e as costas, utilizar travesseiros para ficar mais à vontade ou ainda fica recostada na cama. Com um dos braços a mulher deve apoiar o pescoço e o tronco do bebê, ajudando a aproximar o corpo da criança ao seu e com a outra mão aproximar a boca do bebê ao bico do peito. Caso esteja sentada, a mãe pode cruzar as pernas ou usar travesseiros sobre suas coxas, permitindo que a boca do bebê fique no mesmo plano da aréola.
•A posição ideal para o bebê durante a amamentação é que o corpo dele esteja inteiramente de frente para a mãe e bem próximo. O bebê deve estar alinhado, a cabeça e a coluna em linha reta, no mesmo eixo. A boca da criança deve estar de frente para o bico do peito e a mãe deve apoiar com o braço o corpo do menor. Durante o aleitamento, o queixo do bebê deve tocar o peito da mãe.
•Ao amamentar, a mãe deve estar calma e não apressar o bebê. Quando o peito estiver muito cheio, a mulher deve fazer uma ordenha manual para amaciar a aréola. Após, deve encostar o bico do peito na boca do bebê, para ele virar a cabeça e pegar o peito. Além disso, segurar o peito com o polegar acima da aréola e o indicador e a palma da mão abaixo facilita a ''pega'' adequada.
•Para saber se a ''pega'' está adequada as mães devem observar se a boca do bebê está bem aberta, os lábios virados para fora, o queixo tocando o peito da mãe, se a aréola está mais visível na parte superior do que inferior e a língua do bebê deve envolver o bico do peito.
•É importante que as mães não interrompam a amamentação, o bebê deve soltar o peito quando estiver satisfeito, pois o leite final sempre contém mais nutrientes que sustentam a criança. Além disso, quanto mais o bebê mamar, mais leite a mama produz. Caso seja necessário interromper o momento do aleitamento, a mãe deve colocar a ponta do dedo no canto da boca do bebê para que ele solte o peito sem machucar.